terça-feira, 11 de setembro de 2007

VIDA, TEMPO, FÉ E ESPERANÇA

Há padres e pessoas, como o Padre Pedro e o João, que são assim, têm o dom da palavra e de tocar nos nossos pontos sensíveis.
No dia 7 de Setembro o João faria 37 anos.
O Padre Pedro celebrou a missa por alma do João na Ermida de Nossa Senhora de Monserrate.
Começou a Homilia dizendo que estavamos ali para celebrar o dom da vida. Quando se perde alguém de quem se gosta muito, resulta chocante ouvir que se “celebra” o dom da vida da pessoa que já partiu. Mas quando se analisa um pouco mais profundamente as palavras que são ditas, efectivamente têm todo o sentido: deveriamos agradecer todos a Deus o dom da vida do João. Foi uma vida que terminou precocemente, mas que marcou todos os que com ela se cruzaram. O João não deixou indiferente ninguém a quem tocou. Partilhar com ele, por pouco que fosse, a sua vida foi uma alegria e também um dom para todos os que o conhecemos. Há pessoas, como o João, que são tão activas e fazem tanto pelos outros que, em muito pouco tempo, esgotam os seus “objectivos”, a sua missão cá na terra e ascendem aos céus onde vão “cumprir objectivos” inatingíveis para a maioria dos que cá ficamos. O Padre Pedro, transmitiu-nos essa mensagem e pediu-nos que recordemos sempre o exemplo do João como um modelo a seguir para atingir a santidade (sem qualquer heresia).
O Padre Pedro fez também uma analogia que deveriamos ter em mente. Uma viagem de avião termina normalmente com uma aterragem, seguida de estacionamento na gare. A vida é a nossa viagem e a gare a que ansiamos chegar é o céu. Para que um avião aterre com segurança, é necessário que a pista esteja devidamente iluminada. Na vida acontece o mesmo, necessitamos das nossas luzes, a Fé e a Esperança, para aterrar. Ao chegar à gare lá teremos o João de braços e sorriso abertos à nossa espera.
Pediu-nos ainda que, daqui a algum tempo, mas só daqui a algum tempo - lá para Novembro ou Dezembro, quando estivermos mais tranquilos, nos isolemos e dediquemos algum tempo ao João. Sugeriu que tiremos 3 ou 4 horas ao nosso trabalho ou às nossas familias para ir àquele sitio que para nós é tão especial, que nos transmite una paz interior tal que parece que saimos deste mundo, e dediquemos o nosso tempo ao João. Que rezemos por ele e a ele, que lhe peçamos que interceda por nós e que nos ilumine o caminho, ajudando-nos a seguir o seu exemplo. O Padre Pedro pediu-nos que recordassemos tudo o que o João tinha de bom, que tentassemos absorver um pouco, por muito pouco que fosse, das suas qualidades e o pusessemos em prática nas nossas vidas.
Pois é, meus queridos, o Padre Pedro (já lhe ia chamar Padre João) disse-nos tantas coisas, deu-nos tanto trabalho, que o melhor é começarmos JÁ a pô-lo em prática.
Obrigada João e obrigada Padre Pedro por nos ensinarem e lembrarem de tantas coisas que às vezes se nos esquecem.
Perdoem-me pela falta de rigor e por não reproduzir a enorme quantidade de coisas bonitas que nos disse o Padre Pedro na Homilia. Espero que o pouco de que me lembrei nos ajude a todos a estar mais alerta e a parar no tempo para reforçarmos a nossa Fé e Esperança na certeza de que lá em cima alguém nos espera!

Catarina